PARA APROFUNDAR

Programa Fundamental

Um programa de estudos profundo e transformador

O Programa Fundamental (PF) foi elaborado para estudantes que obtiveram uma compreensão básica da prática budista kadampa e estão interessados em seguir um programa de estudo formalizado e comprometido. Por meio de ensinamentos regulares e meditação, estudo sistemático e discussão em grupo, o Programa Fundamental oferece o mesmo treinamento seguido por praticantes espirituais em uma linhagem ininterrupta que remonta a Buda Shakyamuni. Dessa forma, podemos obter uma experiência autêntica do Dharma e, ao mesmo tempo, manter nosso estilo de vida contemporâneo. 

Ao estudar neste programa, ganharemos grande confiança na meditação – desde técnicas básicas para superar nossos problemas diários até práticas que levam à felicidade insuperável e paz interior permanente. Amizades calorosas se desenvolvem à medida que os alunos se inspiram, compartilhando percepções e experiências do caminho espiritual. 

Alguns aspectos importantes do programa fundamental

1. O sucesso do PF está no comprometimento gerenciável do aluno e na estrutura clara dos estudos. Os alunos que se inscrevem para estudar um livro ou parte de um livro, concordam em assistir a todas as aulas e realizar uma avaliação ao final do curso.

2. Antes das aulas, os alunos estudam uma parte designada do texto, para que desenvolvam familiaridade com os pontos essenciais. As aulas começam com preces cantadas e meditações guiadas e têm 2 horas de duração. O professor lê a parte designada do texto, realizando seus comentários. Após, a turma é dividida em duplas para discussão do material. Professor e alunos concluem decidindo como praticar durante o intervalos entre as meditações.

3. Além da frequencia, há também o compromisso de participar de pelo menos 01 prece cantada no Centro por mês.

O propósito do Programa Fundamental é oferecer uma apresentação sistemática de assuntos específicos do budismo mahayana e assim permitir que os praticantes aprofundem seus conhecimentos e experiência do budismo kadampa.

Livros Estudados

O propósito do Programa Fundamental é oferecer uma apresentação sistemática de assuntos específicos do budismo mahayana e assim permitir que os praticantes aprofundem seus conhecimentos e experiência do budismo kadampa.

1 – As etapas do caminho a iluminação, com base no comentário Caminho Alegre da Boa Fortuna

2 – Treinamento da mente, com base nos comentários Compaixão Universal e Novo Oito Passos para a Felicidade

3 – Sutra coração, com base no comentário, Novo Coração de Sabedoria

4 – Guia do Estilo de Vida do Bodhisattva, com base no comentário Contemplações Significativas

5- Tipos de mentes, com base no comentário Como Entender a Mente

Terças-feiras às 19h30

Novo oito passos para a Felicidade

Este livro nos oferece uma visão profunda sobre a nossa mente e mostra de que maneira uma compreensão sobre a natureza da mente e como ela atua, ou funciona, pode ser utilizada de modo prático em nossa experiência cotidiana para melhorar nossa vida. A primeira parte é um guia prático para desenvolver e manter uma mente positiva e leve, mostrando como reconhecer e abandonar estados mentais que nos prejudicam, substituindo-os por estados mentais pacíficos e benéficos. A segunda parte descreve, em detalhes, os diferentes tipos de mente, revelando a extensão e a profundidade da compreensão budista sobre a mente. A segunda parte conclui com uma explicação detalhada sobre meditação, mostrando como podemos obter, por meio de controlar e transformar nossa mente, um duradouro estado de alegria, independente das condições exteriores.

Nossa Professora

Gen Kelsang Chogyap é professora residente do Centro Budista Kadampa Vajrapani

Adesão ao Programa

O Programa Fundamental é aberto para todos que têm o desejo de se aprofundar nos estudos do Budismo Kadampa e estudar com regularidade. Para saber mais informações sobre o Programa Fundamental, entre em contato conosco pelo email epcvajrapani@gmail.com ou pelo WhatsApp.

    TOP