BUDISMO KADAMPA

BUDISMO KADAMPA

Budismo Kadampa é uma escola Budista Mahayana fundada pelo grande Mestre Budista Indiano Atisha (982-1.054 d.C.). Seus seguidores são conhecidos como “Kadampas”. “Ka” se refere aos ensinamentos de Buda e “dam” às instruções especiais de Atisha sobre o Lamrim, (“as Etapas do Caminho à Iluminação” também conhecidas como Lamrim Kadam). Assim, “Kadam” refere-se a união dos ensinamentos de Buda e das instruções de Atisha e os praticantes sinceros do Lamrim Kadam são denominados Kadampas.

O Dharma Kadam está de acordo com a experiência diária das pessoas: ele não pode ser separado da vida diária. 

O Lamrim Kadam é o grande espelho do Dharma, no qual podemos ver o modo como as coisas realmente são e por meio do qual também podemos ver o que devemos conhecer, o que devemos abandonar, o que devemos praticar e o que devemos alcançar. E é somente usando este espelho que podemos ver a grande bondade de todos os seres vivos.


Festivais Kadampa


Projeto DE Templos


Nossos professores


Liderança


Introdução ao budismo


CMK MAHABODHI


GESHE KELSANG GYATSO

Fundadores do Budismo Kadampa

Venerável Atisha

O grande Mestre Budista Indiano Atisha(982-1.054 d.C.) foi responsável por reintroduzir o puro Budismo no Tibete.

Apesar do Budismo ter sido introduzido no Tibete duzentos anos antes por Padmasambhava e Shantarakshita, a prática Budista no país havia sido amplamente destruída durante o expurgo anti-Budista do Rei Tibetano, Lang Darma (por volta de 836 d.C.), um seguidor de Bön, uma religião pré-Budista do Tibete.

Convidado por Jangchub Ö, um governante de Ngari no Tibete ocidental, Atisha foi requisitado para apresentar um Dharma que todos poderiam seguir e que mostraria como todos os caminhos de Sutra e Tantra poderiam se praticados em conjunto.

Leia Conselhos do Coração de Atisha

Em resposta, Atisha escreveu Luz para o Caminho, o texto original do Lamrim que serviu como base para todas as instruções Lamrim subsequentes. O amplo renascimento da pura prática do budismo no Tibete nessa época foi devido a Atisha.

 

Je Tsongkhapa

Je Tsongkhapa, cujo nome de ordenação era Losang Dragpa, foi um grande mestre budista tibetano do século 14, que fomentou o budismo Kadampa que Atisha havia introduzido três séculos antes.

A aparição de Je Tsongkhapa no Tibete havia sido prevista por Buda.

Je Tsongkhapa pacientemente ensinou aos tibetanos tudo o de que eles precisavam para o seu desenvolvimento espiritual, do passo inicial para entrar numa prática espiritual até a realização final da budeidade.

Era então a época de ouro do Tibete, e milhares de tibetanos foram inspirados pelo exemplo imaculado de Je Tsongkhapa, de pura disciplina moral, grande compaixão e profunda sabedoria libertadora.

Os seguidores de Je Tsongkhapa ficaram conhecidos como os “novos Kadampas”, e hoje em dia budistas Kadampas em todo o mundo estudam seus ensinamentos e tentam seguir seu puro exemplo.

Venerável Geshe-la

Venerável Geshe Kelsang Gyatso é um mestre de meditação plenamente realizado e um professor de budismo de renome internacional.

É autor de 23 livros altamente aclamados que transmitem perfeitamente, para o nosso mundo moderno, a antiga sabedoria do Budismo. Geshe Kelsang também fundou mais de 1.200 centros e grupos budistas kadampa por todo o mundo.

Geshe-la, como é afetuosamente chamado por seus alunos, foi inicialmente responsável pelo reflorescimento do Budismo Kadampa em nossa época.

Desde oito anos de idade, Geshe-la estudou em importantes universidades monásticas do Tibete e recebeu o título de ‘Geshe’, que significa literalmente ‘amigo espiritual’. Sob a orientação do seu Guia Espiritual, Trijang Rinpoche, ele então passou os próximos 18 anos em retiros de meditação nos Himalaias.

Em 1977, ele aceitou um convite para ensinar no Centro de Meditação Kadampa Manjushri na Inglaterra, onde passou a viver e a dar ensinamentos e orientações a um grupo crescente de discípulos.

Praticando Dharma no dia-a-dia

Integrando seus conhecimentos de todos ensinamentos de Buda em sua prática de Lamrim e integrando isso a sua vida diária, Budistas Kadampa são encorajados a usar os ensinamentos de Buda como métodos práticos para transformar suas atividades diárias em caminho a iluminação. Os grandes professores Kadampa são famosos não somente por serem grandes eruditos, mas também por serem praticantes espirituais de imensa pureza e sinceridade.


venha praticar conosco

[activecampaign form=1 css=1]

TOP